20.2.13

d51

"(...)

É difícil dizer que não a meios de satisfazermos a nossa curiosidade em relação ao nosso futuro e a nós próprios. Seja qual for a nossa posição  acerca da veracidade deste tipo de conhecimento, a curiosidade é insaciável e pode facilmente tornar-se compulsiva.

Contudo, existe um tipo de conhecimento mais seguro – de que os mestres do deserto disseram que ainda é mais importante para a nossa jornada espiritual do que o poder de fazer milagres.(...)

A meditação – o "modo de não-saber" quintessencial – produz este tipo de conhecimento que encontramos no centro mais profundo da nossa consciência (o espaço infinito do coração humano). À medida que entramos nesse centro profundo desenrola-se um processo de integração e transformação. O conhecimento espiritual que flui daqui, não se situa algures num plano secreto ou esotérico. Antes invade cada nível da nossa vida, as nossas emoções, trabalho, relações e sistemas de crenças. O ego deixa de ser o sol à roda do qual giramos, mas torna-se um satélite útil, apesar de menor, à volta de um centro verdadeiro e universal.
O particular e o universal, a grande imagem ou o detalhe, o local e o global encontram a sua verdadeira relação. Sabemos não só quem somos como também o que é suposto fazermos."

{Laurence Freeman OSB | Quaresma 2013 – Terça-feira da 1ª semana}

*

Quando li este texto lembrei-me logo da JMR. Conhecemo-nos quando andávamos em busca de trabalho e rapidamente descobrimos que tínhamos outras buscas em comum.
Há uns dias, a J. dizia-me que se sentia muito sozinha e que precisava de respostas. Relatou mais uma ou outra experiência esotérica recente que a tinham ajudado a dormir melhor dois ou três dias mas o vazio persistia...

Reencaminhei-lhe o texto do P. Laurence com a seguinte mensagem:

*

Olá J.,

Reencaminho-te este email porque acho que tem a ver com a tua busca (e com a minha) de conseguir respostas para as incertezas da vida.

Tenho estado a aprender que NÃO existem respostas, que estamos aqui para aprender a viver com a incerteza do dia de amanhã, só com essa aprendizagem podemos ser mesmo felizes.

Temos andado numa busca ansiosa e frenética de respostas em leituras de aura e de mão, tarot, numerologia e profecias de "mestres" como a E. e muitos outros que tu e eu já procurámos.

Acho que este caminho de procurar nos outros e nas coisas não nos serve mais pois não está a acabar com a nossa angústia.

Penso que temos mesmo que procurar dentro de nós próprias. Os outros caminhos dão algumas ajudas mas não respondem à totalidade nem nunca vão responder.

Começo a acreditar que o caminho é vivermos a nossa vida com o maior amor possível e que é mais fácil se meditarmos com a maior fidelidade possível.

O que achas disto?
É um grande disparate para ti?

*

Preciso tanto de deixar de ser "control freak" como de comer e beber mas é tão difícil!
Ainda me custa mais porque partilho a vida com um grande adepto da auto-magia e do faço-logo-tenho! *
Mas vamos lá, que o que tem graça é ter caminho pela frente e a dois (ou mais) é sempre bem mais divertido!

* {se eu aparecer amanhã com um olho negro, já sabem porque foi :)}

Sem comentários: